Caixas-pretas de jato da Embraer que caiu no Cazaquistão chegam amanhã |
Joinvilense Emerson Ramos Borges atingiu a expressiva marca de 19 temporadas no futebol italiano. A altura (1,87m) e o chute forte de canhota formam as principais credenciais do garoto que surgiu no Grêmio Pirabeiraba, passou nos profissionais do Caxias de Joinville, e foi para o interior paulista ganhar experiência e a oportunidade de ir para o exterior com cidadania italiana. Na terra do calcio, Emerson Pirabeiraba estreou em 2003/2004 no Atlético (foram 20 jogos e marcou três gols) da Série D. No Nuorese foram três temporadas: 2004/2005 (29 jogos e 12 gols), 2005/2006 (96 jogos e 28 gols) - ambas pela Série D - e 2006/2007 (30 jogos e seis gols) pela Série C2. Em 2007/2008 esteve no Taranto em 11 jogos (três gols) pela Série C1. Em 2008/2009 foi para o Lumezzano, realizando 88 jogos (sete gols) pela Série C1. Reggina (38 jogos, dois gols), Livorno (118 jogos, 7 gols), Padova (38 jogos, um gol), FeralpiSaló (28 jogos) e o atual Potenza (três jogos) complementam o currículo vitorioso do garoto que passou por testes em diferentes clubes brasileiros até conseguir se firmar na Itália.
A busca pelo passaporte com cidadania italiana foi outra batalha na vida de Emerson, junto com o primo Paulo César Ramos. Em 2018, conseguiu um recorde pessoal. Aos 39 anos, jogou toda a temporada e a Copa Itália sem ser substituído. Antes, em 2015, ficou seis meses parado por conta de uma fratura no tornozelo. As conquistas também fazem parte de seu currículo: campeão da Série D com a Nuorese, da Série B com o Livorno e da Copa da Itália com o Lumezzane. Nesta copa, Emerson participou ativamente do placar. Fez dois gols no jogo de ida ao superar o Cosenza por 4 a 2. Na casa do adversário levantou o troféu com o empate em 1 a 1.
Em Nuoro, cidade onde atuou por quatro temporadas, Emerson diz que ganhou seu prêmio mais valioso, a esposa e os dois filhos. É lá que pretende morar quando encerrar a carreira.
Com todo este currículo, sendo o único filho de Joinville com atuação na elite do futebol da Itália, Emerson Ramos Borges bem que poderia receber o título de cidadão benemérito de Joinville.
- - - - - - - - - - -
Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem-vindos.
Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mail: rdbjoinville@gmail.com
Deixe seu comentário